Atrair, encantar e fidelizar os clientes são os desejos de todos os empreendedores e profissionais do segmento.
No entanto, muitos deles não sabem a forma correta e eficiente para alcançar os resultados. Um dos maiores aliados no momento, é o marketing digital.
O marketing digital é uma estratégia que une ferramentas e práticas para interagir, ensinar, tirar dúvidas, atrair pessoas, ser referência e gerar autoridade na internet. E nada melhor do que aproveitar os benefícios desta estratégia com planejamento e controle.
Neste artigo, separamos algumas dicas valiosas para elevar o nível do seu marketing digital.
Antes de qualquer atitude nas redes sociais, considere o planejamento, como um fator decisivo no sucesso da estratégia de marketing para aumentar os seus clientes.
Existe uma ferramenta de gestão que chama 5W2H. Ela é muito utilizada para alinhar seus objetivos e definir sua estratégia.
Parece complicado, mas não se desespere!
Vamos explicar uma forma bem simples de colocar em prática e planejar as suas ações nas redes sociais da melhor forma possível:
Responda estas perguntas e organize em detalhes suas metas e objetivos para melhorar o marketing digital do seu negócio. Assim, você identifica suas necessidades e estrutura os passos que irá dar, de acordo com a sua meta final.
Mas, se preferir, estaremos aqui a inteira disposição para realizar essa tarefa enquanto você se preocupa em receber e atender seus clientes.
Definindo um objetivo por exemplo: Em um determinado período (dias, semanas, meses e etc.) eu desejo alcançar Nº X de clientes. Pode ser que você deseje ser mais conhecido na região, ou aumentar sua autoridade na internet.
Agora, conheça as estratégias eficientes para você refinar o marketing digital do seu negócio.
Com o objetivo de conseguir mais compartilhamentos, comentários e ainda ganhar curtidas, use e abuse das imagens. Elas têm o poder de conquistar e ganhar a simpatia das pessoas que você deseja atrair ou se relacionar.
Existem excelentes ferramentas e aplicativos para editar aquela foto da noiva que você pensou em usar! Para dar um toque a mais na imagem, além de editar você pode escrever algo. Aproveite e coloca a sua logo ou emoticons – uma outra dica para contagiar seu público.
Você já pensou em criar uma página para o seu negócio no Facebook? Nela você consegue programar as postagens, criar anúncios interessantes, receber curtidas, incentivar um compartilhamento para participar de um sorteio, entre outros! E por falar em sorteio, o Facebook é um prato cheio para criar muitas estratégias interessantes.
Além disso, a página do Facebook mostra de onde são seus seguidores e de onde vem o engajamento (participação e interação). Com estas informações, você pode criar imagens atrativas para seu público ou postar vídeos rápidos dos bastidores das transformações dos seus clientes no stories do Instagram ou Facebook.
Dica Nº3. Ajude seus clientes.
Agora, se você já tem uma boa clientela, que tal ajudar seus clientes a continuar os cuidados em casa com dicas úteis? Você pode aproveitar para orientar as suas clientes a respeito do produto específico para cabelos e peles, e assim fidelizar ainda mais seu público. Além de aproveitar uma oportunidade para vender um kit HOME USE (Kit de produtos para uso em casa).
É muito comum o cliente sair do salão de beleza ou clínicas de estética e não saber como dar prosseguimento com o tratamento. Ao fazer isso você já ganha a confiança do seu cliente e o conquista como um provável divulgador do seu negócio: aquele cliente que está encantando com os serviços que você oferece e o indica para seus amigos.
Uma dica muito útil é você usar a sua fanpage do Facebook em datas comemorativas. Ou que tal aproveitar e criar pacotes exclusivos? Um bom exemplo é: Ao fazer uma esfoliação de pele, a cliente ganha uma hidratação facial? Para isso, você pode utilizar o recurso de promoção do Facebook, potencializar o alcance da sua publicação e as curtidas na sua página, e ganhar ainda mais admiradores.
Lembrando que por mais que sejamos apaixonados por curtidas, isso não é um fator relevante de engajamento. Em uma estratégia eficiente para captar clientes, o que vale é o quanto a sua postagem recebeu comentários ou a sua imagem foi compartilhada. Em outras palavras, significa medir a reação das pessoas ao encontrar sua página.
Saiba que existem manicures que ao invés de mostrar somente as unhas e design feitos nas unhas, elas contam a história de cada cliente no Instagram? Ao aplicar na sua realidade, você pode mostrar quando estiver preparando uma noiva para o dia do casamento, que já vem sonhando há meses, planejando os detalhes para o grande dia, e escolheu você para deixá-la radiante no grande dia. Nesse tipo de publicação, você pode descrever o momento em detalhes de reações e sentimentos que ela demonstra.
Pode também descrever a sua emoção por ter sido escolhida como profissional para prepará-la para o grande dia. Isso é colocar emoção e verdade no seu relacionamento com o cliente.
Aproveite o Instagram para postar um stories dos bastidores, ou o Facebook para contar a história e mostrar o resultado final. Já foi comprovado que nós gostamos de histórias, e isso não falta nos salões de beleza, nas clínicas de estética.
Uma outra dica é fazer vídeos. Os vídeos encantam, têm o poder de captar a atenção das pessoas, ainda mais vídeos que ensinam algo. Que tal depois de fazer um tratamento químico no cabelo da sua cliente? Você pode recomendar um vídeo explicando os cuidados que ela deverá ter com a cor, o produto adequado para lavar os cabelos e outros.
Você não precisa falar especificamente do produto que você vende. Uma boa forma de atrair a atenção do seu cliente é dar opções, tentar verdadeiramente ajudá-lo, e não só realizar uma venda.
Você pode ensinar como lavar, quantas lavagens são recomendadas, as indicações de produtos e a composição deles, entre outros. A ideia é preparar conteúdos relevantes para seu público, buscando que ele se sinta acolhido e informado!
Claro que você Já ouviu falar em diários, né? A ideia é quase essa! Criar e manter um blog requer uma dedicação diária de conteúdos. Mas não se espante com este termo, conteúdo pode ser entendido como um vídeo, imagem ou texto que você publica no seu blog. Ele está relacionado aos acontecimentos do seu negócio..
Aproveite e use como recurso para informar cada vez mais os seus clientes a respeito dos seus serviços. Você pode escrever dicas sobre cuidados com os cabelos, cuidados com a pele, as últimas tendências de cores de esmalte, corte de cabelos para arrasar no verão.
Nutrindo este bom relacionamento com conteúdos relevantes, você cria condições especiais para encantar os clientes, torná-los fiéis e assim aumentar a admiração deles pela sua marca.
Comece o marketing digital na sua carreira ou do seu negócio ainda hoje!
Gostou do artigo? Essas dicas simples podem melhorar o marketing digital no seu negócio. Confira outras ideias para você avançar ainda mais com o seu negócio!
Um grande abraço da Equipe BeautyHub Brasil.
Postado por beautyhub
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